O sonho a viva voz

O Mentor

Susana Valadas

História . Testemunho . Viagem .Valores . Mentoria

Sem Resultados.

Entrevista sobre as origens do projeto C—T
História . Testemunho . Viagem .Valores . Mentoria

No results found.

Entrevista sobre as origens do projeto C—T
Lê-se na sinopse deste filme: “Tudo começa por uma viagem, através de um portal, um túnel de árvores na planície. Chegados a um torrão de terra, a uma vila — Torrão seu nome —, a um convento — seu nome Nossa Senhora da Graça —, brota a conversa com Frédéric Coustols, o mentor do Convento da Terra. Ideias-semente, palavras-horizonte.”

Neste mini-documentário, apercebemo-nos de que se trata de um sonho muito antigo: estudar numa situação concreta como passar de uma economia de bens para uma Economia de Humanos. Confrontado com as perguntas – que a realizadora ocultou para que se percepcione a fluidez de uma ideia em curso e, não menos, os pilares de um conceito de intervenção urbanística – Frédéric Coustols levanta-nos o véu da essência do projeto  C—T.

Frédéric Coustols é um reconhecido «colecionador de paisagens». Em março de 2022 atravessa pela primeira vez o Torrão. Um amigo que mora no Alentejo telefonara-lhe a dizer que havia encontrado um lugar de sonho. Chegando do montado vizinho, subindo ao centro da vila, Coustols depara-se finalmente com a monumental fachada nua do Convento de Nossa Senhora da Graça. O seu torreão é memória viva de um passado distante, mas paradoxalmente tornado próximo pela serenidade que a arquitetura da vila transmite. O lugar falou. Frederico ouviu.

Frédéric Coustols e Maria Mendonça, sua mulher, artista e com ligações familiares à vila, já colecionaram paisagens no Mato Grosso, no Brasil; em Jiu-Xian na China; em Rostov na Rússia; em Firmarcon/Castelneau em França e no Palácio Belmonte em Lisboa – notável empreendimento que deu ao conceito de Alojamento Local uma dimensão inédita: uma conseguida expressão do luxo da simplicidade e do poder da arte em interação com o espaço (e vice-versa). Em todos estes projetos, a paixão pela natureza, o cuidar da paisagem, a aplicação criteriosa de uma ética construtiva e a incorporação da dimensão da arte valorizam cada lugar como único e especial e acima de tudo experiência integradora do humano e da vida social.

Susana Valadas, também conhecida como Coração de Boi, nascida em Caldas da Rainha, é licenciada em Som e Imagem pela ESAD − Escola Superior de Artes e Design 

Destaca-se como artista, fotógrafa, videasta, performer, cozinheira, mãe e aprendiz na arte de fazer pão. É sócia fundadora da Associação Grémio Caldense – Cultura e Recreio, onde desempenha um papel na documentação fotográfica e de vídeo, capturando momentos significativos da cultura local. A sua expressão artística manifesta-se principalmente através da imagem, explorando o retrato e auto-retrato com uma mistura de humor, sátira e beleza.

Search