002_bolota_verde_g1622

Localização:

ACOLÁ — Rua do Relógio | Rua João Falcão

Numa intervenção inédita, Xana explora no Torrão a noção de espaço público extramuros. A inusitada coleção de coloridas portas funciona pelas ruas como um sistema de sinais. Nesse circuito ao longo de um eixo urbano, são invocadas sonoras palavras-nomes – que reconhecemos do quotidiano, que ecoam a essência do Alentejo – que convidam ao imaginar da experiência dos desafios da LIBERDADE.

Resultante de residência artística que integrou pesquisa geográfica, sociológica e literária, a obra é patrocinada por uma empresa de referência na área da impressão, a Fórmula P.

 

Xana nasceu em Lisboa em 1959. Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984, reside no Algarve, Lagos. Doutorado em Comunicação Cultura e Artes em 2019 pela Universidade do Algarve com o projeto “Amor, Liberdade e Sabedoria – Dialética de uma construção Visual”. Na sua atividade de artista visual realizou desde 1981 exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos. Nos últimos 10 anos tem tido destaque no seu percurso a criação de instalações/construções temporárias de arte pública.

Search