Não excluindo outras, nem se excluindo entre si, estas linhas de investigação funcionam como uma poda de caminhos individuais e coletivos. Ações como a de ver, ouvir, refletir, contemplar, reconhecer, conversar são valoradas num registo pedagógico e terapêutico que procura envolver diversos setores da população, tanto pontual- como regularmente. Estas linhas de Investigação funcionam como linhas de ação, ou seja, gavetas para orientar e arrumar as diversas atividades e experiências, assim se destacando dimensões-chave do Projeto em termos de intervenção sociocultural.
Personagens
Tributos à Pessoa – em destaque, o cidadão local – como estória, mensagem de vida.
Arquitetura Habitada
Valorização do Lugar como estrutura participada. Da cartografia numa dinâmica de Projeto Urbano ao desenho e planeamento de intervenções exemplares comprendendo e reimaginando o espaço e a espacialidade.
Ofício
Ativação e enquadramento curatorial do Saber-fazer in situ, a par de desígnio restaurativo e oficinal, por via da promoção do fazer opinioso (Craft).
Corpo Presente
O Ser em prática(s) no desígnio para viver melhor. Processos de autoconhecimento integrando momentos performativos e performáticos, no âmbito da saúde e do bem-estar.
Tubérculo
Gestos de alinhamento – atos de respeito – para com a Natureza. Entre a criação e o cuidar da paisagem.
Imagem Cativa
A Visualidade crítica e consciente na era do écran. Mentoria e formação nos campos cruzados da Fotografia e do Vídeo, do Cinema e das Artes Visuais e Multimédia.
Binmarder
Produção narrativa e artístico-literária – inspirada no legado de Bernardim Ribeiro. A palavra em jogo.
Senhora Graça
Religião e Espiritualidade. Celebração e exploração nos planos místico, mítico e simbólico da vivência na urbe