Sem Resultados.
No results found.
A Associação Cultural TARS e o Convento da Terra acolhem a exposição de trabalhos plásticos de alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Agrupamento de Escolas do Torrão.
Desenvolvidos nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, com orientação pedagógica do Professor Tiago Bacalhau, os projetos desenvolveram-se em torno de temas tão desafiantes como a Paz e a Liberdade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Amor e Luz, Kandinsky, a Paisagem e o Olhar.
DESENHAR A PAZ E OS VALORES DE ABRIL
As cores e os traços audaciosos refletem a imaginação sem limites dos nossos artistas, e também refletem os ideais de democracia, igualdade e fraternidade que foram reacendidos naquela revolução histórica. Com base na icónica “Guernica” de Picasso, foram feitos 28 trabalhos que são um testemunho ao vivo e a cores da nossa preocupação continua pela preservação da paz e justiça.
Ao percorrer esta exposição, deixe-se levar pelas histórias contadas através de pinceladas de liberdade levando-o a memórias, desde a representação abstrata das emoções sentidas durante a revolução até às interpretações modernas dos valores de Abril.
Cada forma e cada palavra são um diálogo entre o passado e o presente e um lembrete de que a arte é um veículo transformador pela positiva.
Convidamos, assim, cada visitante a refletir sobre o significado da liberdade e a sua nova importância para a preservação dos valores que unem os mais velhos e os mais novos. Que esta exposição seja inspiradora para continuarmos a pintar um futuro onde a paz e a liberdade sejam realidades inabaláveis no mundo.
Neste projeto participaram um total de 28 alunos das turmas 5.º A, 6.º A, 7.º A, 8.º A e 9.º A.
POSTAIS ILUSTRADOS
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Os alunos do 8.º A criaram postais ilustrados com o objetivo de serem ferramentas de transformação na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estes postais tiveram como referência os ODS 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de Género e 10 – Reduzir as Desigualdades.
Os ODS constituem uma oportunidade única e necessária para apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência climática, à perda galopante de biodiversidade e às desigualdades e assimetrias sociais.
Neste projeto participaram um total de 17 alunos do 8.º A.
AMOR E LUZ
HARMONY, MANIFESTATIONS
A turma de 5.º ano do AE Torrão apresenta os seus trabalhos, que foram expostos de 25 a 30 março em Hong Kong, China, na conceituada instituição Christie’s!
As criações tiveram como tema universal — Amor e Luz — e fizeram parte da exposição ‘Harmony, Manifestations’, Children’s Art Exhibition, coordenado pela curadora Ma Qin.
Estes jovens artistas estão certamente orgulhosos de ver reconhecidas as suas criações.
Alguns alunos tiveram mesmo a oportunidade de falar sobre os seus processos criativos numa reunião via zoom, com a curadora, no dia 12 de março do presente ano.
Neste projeto participaram um total de 15 alunos da turma 5.º A.
Fiquem curiosos, pois há mensagens que vos irão inspirar!
UM OLHAR À KANDINSKY
Apresentamos a exposição de arte abstrata dos alunos, inspirada pela obra do pintor Wassily Kandinsky.
Conhecido como um dos pioneiros da arte abstrata, Kandinsky revolucionou o mundo da arte através das composições vibrantes e na expressividade de cores e formas. Kandinsky não via a pintura apenas como uma representação do mundo visível e real, mas sim como uma manifestação das emoções e da “necessidade interior” do artista.
A arte abstrata pode transcender as limitações do mundo físico e, através da imaginação, podemos comunicar sentimentos e ideias de forma pura. Assim, podemos ver os trabalhos abstratos dos alunos e perceber um pouco o seu ponto de vista e também perceber como vêem este mundo de abstração, explorando as suas próprias emoções, pensamentos e visões através da arte.
A arte é uma expressão única de liberdade e criatividade. Ao existir uma desvinculação das formas tradicionais e figurativas, podemos encontrar novas maneiras de nos expressarmos e comunicarmos.
Estas obras relevam a importância de veicular a nossa opinião através da arte e de nos sentirmos em liberdade. Apreciar estas obras é um convite para mergulhar em formas e cores, sentir as emoções que elas transmitem e poder refletir sobre a capacidade transformadora que a expressão artística possui em cada um de nós.
Neste projeto participaram um total de 60 alunos das turmas 5.º A, 6.º A, 7.º A, 8.º A e 9.º A.
COLLAGE PAISAGEM DO MEU CONCELHO
REPRESENTAÇÃO DA BIO E GEODIVERSIDADE
Os alunos do 5.º ano trabalharam a literacia para a sustentabilidade com foco na biodiversidade, por forma a consciencializar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e, com isso, promover o desenvolvimento de competências nas áreas de investigação e expressão plástica.
Na disciplina de Ciências Naturais trabalharam a biodiversidade, pesquisando sobre paisagens do concelho e freguesia.
Em Educação Visual e Tecnológica, abordaram a história da marca UHU, bem como da ave Bufo Real, cujo canto inspirou o nome da cola que todos conhecemos.
Para criarem os trabalhos utilizaram revistas, jornais, cartolinas recorrendo à técnica “Collage”.
Neste projeto participaram um total de 15 alunos do 5.º A.
UM OLHAR SOBRE O TORRÃO
O EU, O AMBIENTE, A COMUNIDADE E O PATRIMÓNIO, À MANEIRA DE HENRI MATISSE
Esta coleção de obras é uma homenagem ao mestre do Fauvismo, Henri Matisse, e uma profunda exploração dos desafios e encantos da vila do Torrão. Matisse revolucionou a arte ao usar cores e formas ousadas e simplificadas, criando composições carregadas de expressividade.
Os alunos foram inspirados e criaram pinturas a retratar a vila do Torrão. Utilizaram cores vibrantes e formas fluidas para capturar a essência da vida local, refletindo tanto a beleza quanto os desafios enfrentados pela comunidade. Ao representar de forma criativa a vila do Torrão, os alunos tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião sobre a comunidade. Cada pintura é uma janela de olhar único destes jovens artistas sobre os desafios que a região enfrenta.
Os alunos tentaram explorar aspetos relevantes por forma a que possam ser alvo de mais atenção e reflexão e com isso promover um diálogo entre a comunidade e o público visitante.
Somos assim convidados a explorar estas obras com um olhar atento e de coração aberto, permitindo-nos ser tocados pelo empenho, paixão e sinceridade que cada aluno colocou na criação destas pinturas.
Que esta exposição seja inspiradora e que transmita um maior entendimento e apreço pelos desafios e pela beleza da Vila do Torranense, e que a arte continue a ser uma ferramenta de expressão livre e transformadora.
Neste projeto participaram um total de 11 alunos da turma 9.º A.
Tiago Bacalhau
Fotografias da inauguração tiradas por Fernando Frias Reis.