O Convento de Nossa Senhora da Graça torna-se palco e cenário de visitas comentadas no âmbito do transHERITAGE, programa que desenvolve e aborda o conceito de Património Religioso Transformativo, fazendo a ponte entre as
abordagens do Norte e do Sul da Europa, numa iniciativa que reúne universidades e comunidades locais.
O projeto arranca nos claustros para, em Março, chegar ao AQUI, com um Workshop de co-criação, em que se convida a comunidade do Torrão à partilha de memórias (orais, fotográficas…) dos espaços religiosos da Vila, em particular do Convento, e ao debate com especialistas nacionais e internacionais oriundos de Fana, na Noruega. Daí se partirá para o estudo e o imaginar de inovadoras soluções para o potencial transformativo do património religioso.
O programa é financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, por via do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários. A iniciativa desenvolve-se no âmbito da Linha de Investigação Torrão Sagrado.